A Federação Internacional da Diabetes - Região Europa (IDF Europa) acaba de lançar um seguro de viagem direcionado em exclusivo para as pessoas com diabetes que residem nos países europeus.

“Este seguro pioneiro abrange um conjunto variado de países e situações, o que pode facilitar muito a vida de quem vai viajar para passear ou para fazer atividades desportivas, entre outras. É também uma forma de apoiar os diabéticos que são, muitas vezes, discriminados no acesso aos seguros ou obrigados a pagar um prémio de seguro muito mais elevado por ter esta doença”, explica João Nabais, presidente eleito da Federação Internacional da Diabetes - Região Europa.

A cobertura deste seguro abrange as situações de emergência médica; acidentes pessoais; cancelamento ou partida adiada dos voos; perda ou roubo de bagagem ou documentos; despesas jurídicas, entre outras. A idade máxima para acesso ao seguro é de 70 anos.

O seguro está acessível a todos os diabéticos de mais de 30 países europeus, incluindo Portugal, e pode ser contratualizado via online, no site http://www.idf.org/idf-europe-travel-insurance

A Federação Internacional da Diabetes – Região Europa representa 62 associações de diabetes em mais de 46 países europeus, defendendo os direitos de cerca de 53 milhões de pessoas com esta doença. A região da Europa tem a segunda maior taxa de prevalência da diabetes (8,4%). A Rússia e a Alemanha são os países com maior número de pessoas com diabetes (somando 17 milhões).

Atualmente a diabetes é considerada a principal causa de insuficiência renal, cegueira e amputação de membros inferiores. A monitorização de níveis que lhe estão associados, como a glicose no sangue ou os corpos cetónicos na urina, constituem a principal ferramenta na gestão diária da vida das pessoas com diabetes, permitindo assim traçar diretrizes adequadas para o tratamento.

28 de janeiro de 2012

@Lusa