Em declarações após a assinatura do protocolo hoje rubricado entre a Câmara de Valongo e a Administração Regional de Saúde (ARS) Norte o autarca deu conta de "um investimento de 46.951 euros por parte da autarquia", aplicada na "aquisição dos equipamentos necessários para as consultas" nos seis centros de saúde do concelho.

10 coisas que sempre quis perguntar ao dentista (mas teve vergonha)
10 coisas que sempre quis perguntar ao dentista (mas teve vergonha)
Ver artigo

Em comunicado, a câmara refere ainda que os custos da ARS Norte versarão os recursos humanos, designadamente o médico e assistente de Medicina Dentária, num montante "estimado em cerca de 33.000 euros/ano" bem como as obras, para "instalação do consultório, sistema de informação e comunicações" e que "deverão custar cerca de 15.000 Euros".

Lembrando que Valongo foi o "primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto a integrar a Rede Portuguesa de Autarquias Saudáveis", José Manuel Ribeiro considerou, por isso, "ser este um bom exemplo do que deve ser a descentralização, em que o poder local e central juntam sinergias e o resultado final é ótimo".

"Vamos incluir a saúde oral no SNS, era uma falha. Vamos permitir a muitos portugueses, sendo que muitos deles nunca foram ao dentista, terem acesso a essas consultas", argumentou o autarca, declarando que "quem não está isento no SNS apenas terá de pagar uma taxa moderadora".

As obras a cargo da ARS Norte "estão a ser programadas" para que no início de 2019 "as consultas arranquem", acrescentou o presidente da autarquia do distrito do Porto.