"Acredito que dentro de duas ou três semanas teremos novidades positivas sobre a libertação dos 4,6 milhões de euros para a construção do hospital", afirmou Fernando Jesus no final de uma visita àquela unidade, em foi acompanhado pelos também parlamentares socialistas Renato Sampaio, Joana Lima e João Torres, além do presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

22 doenças muito estranhas
22 doenças muito estranhas
Ver artigo

Dando conta de uma pergunta sobre o assunto, feita em abril ao Governo pelos deputados do Porto, Fernando Jesus afirmou que o "Ministério das Finanças está a ultimar uma resposta consistente".

"Acredito que a promessa que obtive hoje de manhã do Ministério vai concretizar-se nas próximas semanas", reiterou o porta-voz dos deputados.

Já o presidente da Câmara, Joaquim Couto, disse que, “por ação do Governo atual”, o hospital de Santo Tirso regressou em 2016 ao Serviço Nacional de Saúde, mas lembrou o conjunto de investimentos necessários “para repor a insuficiência de investimento dos anos anteriores" à reversão e assim colocar o hospital na "linha da frente na prestação de cuidados".

Recordando que o investimento "já foi aprovado pelo Ministério da Saúde" e que agora "está no Ministério das Finanças", o autarca pediu celeridade na resposta, porque, disse, o "hospital terá alguma dificuldade em funcionar na sua plenitude sem esse investimento".

"A câmara está disponível para acompanhar o Ministério da Saúde na parte complementar desse investimento, se for através de fundos comunitários, disponibilizando 15% do nosso orçamento, cerca de 700 mil euros, além dos acessos ao hospital que estão protocolados e que vamos executar", disse Joaquim Couto.

O presidente do Conselho de Administração do CHMA, António Barbosa, sublinhou a necessidade de construção de um edifício novo para "alojar a saúde mental", serviço que, frisou, "está prometido há muito tempo e que é fundamental se faça o mais depressa possível" dada a impraticabilidade de o "prestar, devidamente, nas atuais instalações".

O CHMA tem procurado ultrapassar as dificuldades através da mobilização dos seus profissionais", declarou o gestor, também ele otimista quanto à possibilidade de o investimento ocorrer a curto prazo.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.