O que une a preparação de um ciclista de alta competição, a recuperação de um individuo que ficou paraplégico vitima de um grave acidente de viação, ou um gestor que procura a forma física para um melhor desempenho profissional? No dia em que se assinala o Dia Mundial da Actividade Física, apresentamos-lhe um conceito pioneiro que promete revolucionar a prática do exercício físico em Portugal.
CMEP, a Clínica Médica do Exercício do Porto, iniciou a sua actividade recentemente e apresenta-se como uma espécie de “alfaiate do exercício”, onde o exercício físico surge intimamente ligado a uma visão e orientação clínica.
Dirigida pelo Dr. Jaime Milheiro (Director Clínico), Dr. Paulo Amado e Prof. Dr. Carlos Vaz, a CMEP oferece todos os serviços clínicos necessários ao apoio da prática do exercício desde o tratamento de várias patologias (asma, osteoporose, cardiovascular, metabólica), à reabilitação músculo-esquelética e cardíaca, à orto-traumatologia desportiva, ao controlo e gestão de peso (composição corporal e nutrição), à prevenção (saúde e desporto) e à competição (avaliação e melhoria da performance).
O modelo da CMEP baseia-se em formatos similares já usados em várias partes do mundo. É contudo inovador no mercado nacional, onde se afirma como a primeira clínica que baseia a sua oferta não só ao nível do tratamento, mas sobretudo na prevenção e melhoria da condição física e mental, como um todo.
O Dia Mundial da Actividade Física foi criado a 6 de abril, em 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando alertar as pessoas sobre os malefícios do sedentarismo.
Entrevista a Dr. Jaime Milheiro - Director Clínico da Clínica Médica de Exercício do Porto
Entrevista a Luís Vaz - Nadador do Famalicão - Palmarés
Entrevista a João Sousa - Tenista que irá representar Portugal na Taça Davis
06 de abril de 2011
@SAPO
Comentários