A Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL) vai inaugurar um equipamento social em Odivelas, num investimento de três milhões de euros, com capacidade de acolher utentes com deficiência e paralisia cerebral.
A iniciativa conta com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.
A infra-estrutura começou a ser idealizada há cerca de uma década e contempla as valências de creche para 66 crianças dos zero aos três anos, com ou sem deficiência, lar residencial para 24 utentes com paralisia cerebral ou com situações neurológicas e residências autónomas para 10 utentes.
Albergará ainda um centro de atividades ocupacionais para 34 pessoas e um centro de incubação de empresas com o objetivo “inovador” de ajudar as pessoas com deficiência a criarem o seu próprio emprego.
O custo total da obra ronda os três milhões de euros, dos quais 1,1 milhões de euros financiados pelo programa PARES II, com a autarquia de Odivelas a contribuir com 150 mil euros e a própria instituição a contrair um empréstimo bancário na ordem dos dois milhões de euros.
A sua área da atuação é alargada aos concelhos de Odivelas, Loures, Lisboa e Oeiras. “É um projeto que está muito integrado na comunidade”, referiu o presidente da APCL à Agência Lusa.
Visivelmente satisfeito, José Manuel Antelo revelou que, apesar de ainda não haver financiamento, o equipamento terá mais valências: “Uma piscina terapêutica, ginásio, garagem e lavandaria, que servirão para os utentes, mas também para a comunidade envolvente”.
26 de julho de 2011
Fonte: Lusa
Comentários