Com um ritmo de trabalho intenso, em que 12 horas do seu dia eram passados sentada à secretária, Alice Fael de Carvalho nunca tinha tempo para cuidar de si. Consciente dos erros que estava a cometer, viu no passatempo promovido pelo SAPO Lifestyle e pelo Holmes Place a oportunidade ideal para realizar esta mudança.

“Sou uma pessoa que dedicou metade da vida à família, a construir projetos e a organizar vidas. Tendo em conta que agora já está tudo feito, é hora de ser um bocadinho egoísta e olhar para o meu umbigo. Decidi que a partir de agora passava a olhar para mim em primeiro lugar ”, explica a vencedora do passatempo, que foi premiada com três meses num ginásio da conhecida cadeia, uma sessão com personal trainer uma vez por semana e uma consulta de nutrição.

De forma a acompanhar o seu processo de evolução, o SAPO Lifestyle foi assistir à primeira consulta de nutrição onde foi feita uma análise detalhada dos hábitos de vida de Alice. O nutricionista Diogo Sarabando optou por criar um plano alimentar personalizado tendo por base a reeducação alimentar, com poucas restrições. No fundo, é um guia que vai ensinar a paciente a fazer a combinação certa de alimentos, na quantidade adequada.

“Vamos investir na fibra e na proteína, sendo que ao longo das refeições vamos evitar ao máximo tudo o que sejam gorduras saturadas, açúcares e doces. Para além disso o nosso objetivo é fazer com que 90% do peso perdido seja em massa gorda e fazer com que os intervalos em que a paciente estava sem comer sejam menores”, explica o nutricionista que à semelhança de outros profissionais decidiu incluir neste plano alimentar o famoso ‘Dia da Asneira’ que basicamente funciona como uma forma a recompensar o esforço feito pela paciente ao longo da semana.

“Apesar de não ser um dia completo, aquilo que quero incutir na Alice é a consistência. Ninguém é perfeito e há alturas em que nos desviamos um bocadinho do plano. Aqui a liberdade que vou dar à Alice é poder fazer uma refeição à escolha uma vez por semana”, refere o especialista que não faz questão de esconder qual vai ser o maior desafio: conseguir manter o peso perdido.

Diogo Sarabando reconhecea importância deste plano na perda de peso e na mudança dos hábitos alimentares, mas explica que no fundo tudo depende de uma combinação de esforços entre nutricionista, personal trainer e paciente, onde Alice vai ser o principal motor desta mudança.

“O meu objetivo é dar-lhe as ferramentas essenciais que vão permitir por mãos à obra e fazer o trabalho praticamente todo”, frisa o nutricionista sobre esta transformação que, ao longo de três meses, vai ser complementada com exercício físico.

Durante o período de treino, Diogo Sarabando relembra a importância da água. “A água é a nossa principal fonte de hidratação e se formos iniciar um exercício de forma desidratada vai fazer com que o nosso rendimento seja inferior. O litro e meio é obrigatório”, refere.

Questionada sobre as expectativas, a vencedora do passatempo não esconde o seu entusiasmo sobre esta nova aventura que, nas suas palavras, tem tudo para “ser um projeto com final feliz”.

“Quero continuar uma pessoa com saúde, uma pessoa ativa, mas com qualidade de vida. Portanto tenho noção que o excesso de peso é algo que vai diminuir tudo isso. O meu objetivo é ser velha em idade mas manter-me jovem em espírito”, conclui.

Depois da consulta de nutrição, Alice fez ainda uma avaliação física específica para perceber qual o seu ponto de partida para estes três meses de mudança.