A entrada de João Faria Nunes é a primeira substituição do XII Governo Regional, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, após cerca de 100 dias da tomada de posse do executivo saído das eleições legislativas regionais antecipadas de 29 de março.

O novo responsável pela pasta da Saúde na Madeira é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e assistente graduado da carreira médica hospitalar de Urologia no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.

Possui ainda uma pós-graduação em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica, era desde abril adjunto da direção clínica do Hospital do Funchal e tem exercido medicina privada.

No sábado, o gabinete do chefe do executivo anunciou, em comunicado, que o anterior secretário regional da Saúde apresentara o seu pedido de exoneração "em virtude das notícias vindas a público" e que este tinha sido aceite pelo presidente do Governo Regional.

A mesma nota adiantava que Miguel Albuquerque tinha convidado o médico João Faria Nunes para ocupar o cargo.

A edição impressa de sábado do Diário de Notícias da Madeira dava conta de que Manuel Brito omitiu participações em duas clínicas privadas em que tinha quotas de valores residuais.

Segundo o matutino madeirense, na Clínica da Sé está em causa uma participação de 0,008%, ao passo que, em relação à Clínica de Santa Catarina, Manuel Brito disse não ter atualmente qualquer participação, mas não revelou que teve uma até meados do mês de julho.

Manuel Brito afirmou já tratar-se de um “lapso” na declaração de rendimentos.

A tomada de posse decorrerá pelas 16h00 na sala de reuniões da Conferência dos Representantes dos Grupos Parlamentares da Assembleia Legislativa.