A sessão decorre às 12h00 no auditório Zulmira Simões da Escola de Medicina, em Braga, no âmbito do ciclo de seminários internacionais do ICVS - Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da UMinho. A entrada é livre.

O orador convidado foi distinguido com o Nobel devido à sua descoberta do vírus do papiloma humano como causa do cancro do colo do útero. A sua investigação sobre o impacto dos agentes infeciosos no surgimento desta doença possibilitou o desenvolvimento de uma vacina contra um dos tipos de cancro mais frequente nas mulheres.

Nascido há 80 anos em Gelsenkirchen-Buer, na Alemanha, Harald zur Hausen estudou Medicina nas universidades de Bona, Hamburgo e Düsseldorf.

Ao longo da sua carreira, foi diretor do Instituto de Virologia da Universidade de Erlangen, assumindo uma posição similar na Universidade de Friburgo de 1983 a 2003, diretor do Centro de Pesquisa sobre o Cancro na Alemanha, presidente da Organização Europeia de Institutos de Combate ao Cancro, editor-chefe da publicação International Journal of Cancer, membro da direção da União Internacional contra o Cancro e vice-presidente da Academia Nacional para as Ciências Naturais e Medicina Leopoldina.

Já recebeu 33 doutoramentos honoris causa e inúmeras distinções, como o Robert-Koch-Prize, Charles S. Mott Prize, Prince Mahidol Award, Raymond Bourgine Award, Coley-Award, Life Science Achievement Award of the American Association for Cancer Research, German Special Order of Merit with Star, Tsungming Tu Award.

Leia também: 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Saiba mais: 10 coisas do dia a dia que causam cancro

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.