
Apesar das aranhas poderem entrar para a nossa boca enquanto dormimos, as probabilidades de isto realmente acontecer são bastantes escassas, revela Maggie Hardy, investigadora da University of Queensland, ao site The Conversation.
A resposta reside no simples facto de serem necessárias uma série de coincidências para que isto aconteça. De acordo com um estudo americano, primeiro que tudo precisamos de estar a dormir de boca aberta e tem de existir uma aranha na nossa cama. Em seguida, o bicho tem de caminhar pelo nosso corpo, querer entrar na nossa boca e chegarmos mesmo a engoli-la.
Outros dos factos que torna isto pouco provável de acontecer, prende-se com o facto de nem toda a gente dormir de boca aberta e de as aranhas terem tendência para ficar longe dos humanos.
Também já se ouviu dizer que se nos sentarmos em cima de cimento frio podemos ficar com hemorróidas. Michael Tam, professor universitário na UNSW Australia revela que este é um mito muito antigo e que resulta da falta de compreensão deste processo patológico.
Um livro, publicado em 1865, revela que estar sentado em pedras frias ou húmidas poderia causar neuralgia anal, um caso que se verificou num paciente que tinha hemorróidas. Ou seja, tudo não passou de uma má interpretação dos factos, uma vez que as hemorróidas são provocadas pelo esforço e pressão abdominal.
O último mito prende-se com as pastilhas elásticas e o que lhes acontece ao serem engolidas acidentalmente. Existe a crença de que estas se vão acumulando repetidamente no nosso estômago, o que até certa parte é verdade.
Segundo explica Vincent Ho, gastroenterologista e professor na Western Sydney University, ao engolirmos uma pastilha elástica esta acaba por ficar durante algum tempo no nosso estômago, uma vez que por ser resistente aos ácidos deste orgão, não é digerida. Mas a verdade é que, mais tarde ou mais, esta é expelida pelo intestino e eliminada do corpo humano.
Comentários