O estudo revela também que as classes sociais mais elevadas são as que frequentam consultas de check-up mais regularmente. Já os portugueses com mais de 65 anos são a faixa populacional que menos vezes vai ao dentista - uma vez por ano (12,4%) - ou que nunca vai (25,6%).

João Caramês, médico dentista, professor e diretor clínico do Instituto de Implantologia, relembra que "a aposta deve acontecer sobretudo na prevenção, para que seja possível assegurar uma saúde oral adequada, reduzindo os índices de doenças orais".

10 truques médicos para se livrar dos dentes amarelos
10 truques médicos para se livrar dos dentes amarelos
Ver artigo

"A frequência das consultas deve ser indicada pelo médico dentista ou higienista oral, estando dependente da predisposição individual para a cárie dentária ou problemas gengivais. Em todo o caso, é de extrema importância realizar uma consulta pelo menos de seis em seis meses para garantir uma correta saúde oral e preservar assim a saúde geral", alerta o especialista.

O terceiro Barómetro da Saúde Oral, da Ordem dos Médicos Dentistas, concluiu ainda que, apesar da grande maioria dos portugueses afirmar ter bons hábitos de higiene oral no que à escovagem de dentes diz respeito (97,8%), apenas 30,1% utiliza fio dentário e apenas 54,3% completa a sua rotina com o uso de elixir.

Do que precisa para lavar bem os dentes?

A escovagem com dentífrico fluoretado, sendo um procedimento fulcral para a saúde da boca, não consegue remover sozinha a placa bacteriana e os pequenos resíduos que se alojam entre os dentes, principais fatores para o surgimento do mau hálito, de cáries, de tártaro e de doenças da gengiva. Nesse sentido, para assegurar uma limpeza perfeita da boca - que inclui dentes, língua e gengivas - é crucial aliar o fio dentário e o elixir à escovagem.

Adicionalmente, foi possível aferir que 27,1% dos portugueses nunca visitam o médico dentista ou fazem-no somente em caso de urgência, sendo negativa a correlação entre a frequência de visitas e a falta de dentes naturais (que afeta 68% da população).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.