À OMD chegaram denúncias, que têm tido eco na comunicação social, de falta de condições e de materiais que impedem a realização de tratamentos, como restaurações e desvitalizações, e limitam a atuação dos médicos dentistas durante as consultas à extração de dentes.

As queixas sucedem-se e a OMD escreveu ao Secretário Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores, Rui Duarte Gonçalves Luís, a exigir explicações.

O representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, Artur Lima, reclama “urgência nos esclarecimentos para saber se os cuidados de saúde oral prestados aos utentes da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo são adequados e se cumprem todas as medidas de segurança e qualidade. Por outro lado, em consonância, pretendemos também aferir se os médicos dentistas que se deslocam ao referido serviço têm ao dispor todas as condições e equipamentos e materiais necessários para tal”.

Artur Lima teme que “a serem verdade, as limitações denunciadas, possam estar a colocar em causa a saúde dos utentes da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo pelo que a OMD também pretende saber se as instalações onde decorrem as consultas de medicina dentária cumprem todas as medidas de segurança e qualidade”.

Na carta enviada ao Secretário Regional da Saúde da Região, a OMD questiona ainda Rui Duarte Gonçalves Luís sobre o número e frequência das deslocações de médicos dentistas à Unidade de Saúde da Ilha do Corvo e mostra-se disponível para colaborar em todas as diligências que venham a ser necessárias.

Veja ainda: 10 truques para se livrar dos dentes amarelos