Eugénia Castro, coordenadora da Unidade da Voz do Hospital CUF Porto, afirma que "os profissionais que usam muito a sua voz e, sobretudo os que usam a voz como instrumento básico de trabalho, designados de profissionais da voz, devem aprofundar os seus conhecimentos sobre saúde e higiene vocal".

Nomeadamente em relação aos "princípios fundamentais de uso da voz para evitar as situações designadas de abuso e mau uso vocal, respeitar os princípios gerais de higiene de vida como manter uma hidratação regular, exercício físico, cumprir o horário adequado de repouso noturno e evitar a ingestão de tabaco e álcool".

Em Portugal, um trabalho da investigadora Isabel Guimarães, publicado na Revista Portuguesa de Saúde Pública,  aponta para uma incidência de problemas vocais em mais de metade dos professores no ativo. Verificou-se ainda, em inquéritos realizados à classe docente, que 26 % dos professores faltaram por problemas de voz um a dois dias por ano, 82% foram trabalhar mesmo com problemas limitantes e apenas 32% procurou tratamento médico. Cerca de 85% dos professores nunca tiveram formação em voz ou treino vocal no grupo estudado, em Portugal.

Os profissionais que façam uso frequente da voz devem, por isso, de acordo com a Otorrinolaringologista Eugénia Castro, "manter-se alerta e procurar apoio médico em caso de qualquer sintoma de alteração da voz". "Idealmente", acrescenta, "todos os profissionais de voz deveriam realizar pelo menos um exame às cordas vocais e fazer formação especifica em treino vocal".

Em linha com todas estas preocupações dos Otorrinolaringologistas, a Unidade de Voz do Hospital CUF Porto organiza, no próximo dia 26 de fevereiro, a reunião "Voz Profissional e Artística" dirigida a todos os profissionais da voz, como professores, cantores ou atores.

A inscrição é gratuita mas limitada à capacidade da sala.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.