Em comunicado, a ARSC refere que, no início de 2016, “perto de 1.500.000 habitantes da Região Centro, o equivalente a mais de 86% da população”, são abarcados por 55 unidades.

“Com a entrada de uma nova UCC, em fevereiro, na área de influência da ARSC, foi atingido o total de 55 unidades ativas, o que permite concluir que 69,2% dos 78 concelhos da região têm uma unidade de cuidados na comunidade”, acrescenta.

Na região do Baixo Vouga, depois da entrada em funcionamento da UCC Nós, em Estarreja, “todos os concelhos passaram a ter uma UCC, o que equivale a uma cobertura de 365.272 habitantes”.

A ARSC explica que estas unidades, que estão instaladas nos centros de saúde, “têm como área de atuação o concelho onde se inserem, desenvolvendo uma atividade em proximidade com a comunidade no âmbito da prevenção da doença e da educação para a saúde”.

No total das 55 UCC da região trabalham 554 pessoas, das quais 256 são enfermeiros e 262 outros profissionais, como médicos, assistentes técnicos, nutricionistas, psicólogos, técnicos de serviço social, fisioterapeutas, higienistas orais e assistentes operacionais.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.