A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), no âmbito das comemorações do 21º aniversário desta sociedade científica, disponibiliza o livro “Guia para Tratamento da Dor em Contextos de Poucos Recursos”, em língua portuguesa, no site www.aped-dor.com.

A presente versão em língua portuguesa do Guia para Tratamento da Dor em Contextos de Poucos Recursos foi produzida no âmbito de uma colaboração entre a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), sob a coordenação de José Castro Lopes, elemento de ligação da IASP aos seus capítulos na América Latina.

“Esta obra editada na sua versão original em língua inglesa pela Associação Internacional do Estudo da Dor (IASP - International Association for the Study of Pain) foi redigida por uma equipa de autores multidisciplinar e multinacional, para ser divulgada e distribuída aos prestadores de cuidados de saúde, constituindo uma importante ferramenta de trabalho, nos países de expressão portuguesa”, explica Duarte Correia, presidente da APED.

E acrescenta: “A produção deste manual irá preencher uma lacuna importante no conhecimento de quem lida com pessoas com dor nos países em desenvolvimento. Abrange as ciências básicas da dor e proporciona conselhos sobre o tratamento das patologias álgicas mais frequentes como o cancro e o VIH/SIDA”

Este livro tem por objetivo incentivar a investigação sobre os mecanismos da dor e síndromes dolorosas e ajudar a melhorar o tratamento de doentes com dor aguda e crónica, reunindo cientistas, médicos e outros profissionais de saúde de várias especialidades interessados em dor.
Os editores pretendem que, com a ajuda deste guia, os profissionais de saúde saibam identificar os doentes que sofrem de dor, compreender a natureza da sua dor e a sua influência na vida do doente, e conhecer os métodos de tratamento existentes para aliviar essa dor.

Esta tradução da obra original foi parcialmente financiada com o apoio da Fundação Grünenthal – Portugal.

06 de junho de 2012

@SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.