A empresa avança com a oferta para agilizar o processo e facilitar o acesso dos doentes, o que representa uma poupança de um milhão de euros para o Estado.

Isto acontece na mesma altura em que a concorrente "AbbVie" recebe a aprovação da Comissão Europeia para um novo medicamento para a Hepatite C com taxas de cura superiores a 95 por cento. É o mesmo laboratório que, no último ano, realizou os ensaios clínicos onde participaram 135 doentes portugueses.

O presidente do Infarmed revelou na passada sexta-feira que o laboratório que comercializa o medicamento inovador Sofosbuvir, contra a hepatite C, a Gilead, ofereceu cem tratamentos. Eurico Castro Alves falava à Lusa à margem de um encontro de quadros do Ministério da Saúde, que decorre em Lisboa, durante o qual explicou que a oferta é uma boa notícia, mas que as negociações para se chegar a um "preço justo" continuam.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, que preside a este encontro, disse à Lusa que já foram dados importantes passos nestas negociações com o laboratório Gilead, destacando a baixa de preços que o laboratório se mostrou disponível a fazer, mas que ainda "não é aceitável", e também a existência de fármacos concorrentes que poderão facilitar o acesso dos doentes aos tratamentos.

Sobre as negociações em curso, Paulo Macedo garantiu que não vão durar eternamente, referindo que quer este processo concluído antes do final do ano.