Na data em que, para além do Amor, se comemora o Dia Europeu da Disfunção Sexual, a Lilly Portugal, a Sociedade Portuguesa de Andrologia e a Associação Portuguesa de Urologia, desenvolveram mais uma iniciativa inédita. Este ano, vão convidar os portugueses a «conversar com quem sabe». Uma acção protagonizada por Júlio Machado Vaz, que vai estar disponível para falar com os homens portugueses no dia 14 de Fevereiro.

No dia 14 de Fevereiro, os portugueses vão ter a oportunidade de expor as suas dúvidas sobre disfunção eréctil a Júlio Machado Vaz: cara-a-cara, entre as dez e o meio-dia na Farmácia Ferreira da Silva, no NorteShopping, ou online, em www.14fevereiro.com, entre as 19.00 e as 22.00, junto de uma das maiores referências da Sexologia a nível nacional. Psiquiatra e sexólogo, Júlio Machado Vaz vai responder pessoalmente a todas as questões relacionadas com o tema.

A Lilly Portugal, a Sociedade Portuguesa de Andrologia e a Associação Portuguesa de Urologia assinalam desta forma o Dia Europeu da Disfunção Sexual. «Em Portugal, há cerca de meio milhão de homens a sofrer de Disfunção Eréctil. Destes, apenas 10% estão em tratamento, o que significa que há pelo menos 450 mil que ainda sofrem em silêncio», explica Rocha Mendes, presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia.

«Iniciativas como esta são importantíssimas para acabar com tabus, diminuir o estigma e a vergonha associados à doença. O Prof. Júlio Machado Vaz é uma referência na sua área e a possibilidade de poderem esclarecer dúvidas com ele e colocar-lhe questões é, para os portugueses, uma excelente oportunidade», refere Tomé Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Urologia.

«É com prazer que integro esta acção. Vai ser muito interessante estar em campo, falar com as pessoas e contribuir para a desmistificação deste problema. Vai ser um 14 de Fevereiro, no mínimo, original», acrescenta Júlio Machado Vaz.

Promovida pela Lilly Portugal, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Andrologia e da Associação Portuguesa de Urologia, esta iniciativa vai replicar o que se passou no projecto-piloto no final do ano passado, em que a Lilly e a Sociedade Portuguesa de Andrologia levaram as Sessões de Esclarecimento sobre Disfunção Eréctil a 50 farmácias na região norte do País. Uma iniciativa de sucesso que a farmacêutica vai estender, ainda este trimestre a todo o território nacional.

Estima-se que em Portugal haja cerca de meio milhão de homens a sofrer de Disfunção Eréctil. 10% estão em tratamento, pelo que se calcula que, no mínimo, 450 mil que ainda sofrem em silêncio. É objectivo da Sociedade Portuguesa de Andrologia, da Associação Portuguesa de Urologia e da Lilly Portugal «acabar com as desculpas», uma vez que 95% dos casos de disfunção eréctil já têm tratamento. As patologias relacionadas são outro problema e os números não enganam: 68% dos homens com hipertensão têm disfunção eréctil e 40% dos homens com disfunção eréctil têm doença coronária significativa.

Para mais informações pode ainda consultar o www.vivebem.com, www.spandrologia.pt ou www.apurologia.pt.

Disfunção Eréctil

A Disfunção Eréctil (DE) é definida como a incapacidade em atingir ou manter uma erecção suficiente para manter uma relação sexual. Estima-se que aproximadamente 189 milhões de homens em todo o mundo sofrem de DE. Especialistas acreditam que cerca de 80 a 90% dos casos de DE estão relacionados com situações clínicas como a hipertensão, a diabetes, a hiperlipidémia e a depressão, podendo ainda estar associada a outros factores como lesões neurológicas (prostatectomia radical, lesão da medula espinal, esclerose múltipla), e utilização de fármacos (anti-hipertensivos e anti depressivos). Os restantes 10 a 20% estão associados a factores psicossociais (tabagismo, stress). Em Portugal a disfunção eréctil é uma patologia com alta prevalência, afectando cerca de 500 mil homens.

Lilly

A Eli Lilly and Company, uma empresa líder que aposta na inovação, está a desenvolver um conjunto cada vez maior de produtos farmacêuticos de primeira linha, aplicando a investigação mais recente, desenvolvida nos seus laboratórios em todo e mundo e em colaboração com as mais eminentes organizações científicas. Com sede em Indianápolis, no Estado de Indiana, a Lilly dá respostas, na forma de medicamentos e a algumas das mais prementes necessidades de saúde. Para mais informações pode consultar o www.lilly.pt

Sociedade Portuguesa de Andrologia

A Sociedade Portuguesa de Andrologia (SPA) tem desde a sua fundação o intuito de impulsionar o conhecimento e de dar continuidade à difusão de temas de maior interesse sobre a Medicina Sexual. Criada a 1 de Março de 1979, com 29 médicos vindos de várias especialidades como Urologia, Sexologia, Psiquiatria, Genética, Endocrinologia, Cirurgia Vascular, entre outras, a SPA tem actualmente, cerca de 230 sócios efectivos. Para mais informações pode consultar o www.spandrologia.pt

Associação Portuguesa de Urologia

A Associação Portuguesa de Urologia é uma sociedade científica que congrega todos médicos que se interessam pelo estudo das doenças do aparelho urinário do homem e da mulher e ao aparelho genital masculino. Fundada em 15 de Novembro de 1923, é uma das mais antigas sociedades urológicas. Tem actualmente cerca de 400 sócios, abrangendo a quase totalidade dos urologistas portugueses. Cabe à Associação Portuguesa de Urologia a promoção do desenvolvimento científico, da investigação e da educação em Urologia, assim como o relacionamento entre urologistas e associações de urologia, tanto nacionais como internacionais como, por exemplo, a EAU (European Association de Urology), a AUA (American Association de Urology) e a EBU (European Board de Urology). Para mais informações pode consultar o www.apurologia.pt.

07 de fevereiro de 2011

Fonte: Multicom

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.