A investigação foi desenvolvida em modelos 'in vivo' (numa primeira fase em animais e na fase posterior em doentes, com o apoio University of California San Francisco (USA) e King’s College London (UK).

10 formas de obter proteínas sem comer carne
10 formas de obter proteínas sem comer carne
Ver artigo

“Saltar refeições pode ser um comportamento voluntário ou uma consequência de perda de apetite, ou seja, um sintoma e não um efeito. É possível que a desregulação deste sistema esteja na base das enxaquecas de indivíduos suscetíveis e que, em determinadas situações, estes pacientes confundam um sintoma com uma causa”, explica Margarida Martins Oliveira.

De acordo com esta nutricionista e primeira autora do estudo, que foi desenvolvido no âmbito do doutoramento na FMUP, “esta descoberta abre agora portas a outros estudos e à possibilidade de desenvolvimento de novos tratamentos através de fármacos”.

A equipa de investigadores dará continuidade à investigação e a próxima fase do estudo passará por tentar perceber como é que o “desejo” por alimentos específicos – como o chocolate, por exemplo – se associa à fase premonitória da enxaqueca.

Além da integração de três centros de investigação internacionais, a investigação foi coordenada por Peter J. Goadsby, especialista em cefaleias e autor do capítulo sobre o mesmo tema no “Harrison's Principles of Internal Medicine” – manual estudado pelos jovens médicos para ingressarem na especialidade médica.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.