O INEM adianta, em comunicado, que “nos últimos dias recebeu denúncias de cidadãos referindo que foram contactados telefonicamente pelo INEM para efeitos de inquérito de satisfação, com recurso a um número de telefone não identificado.
“O INEM informa que estas chamadas telefónicas são falsas e constituem fraude porque não são realizadas pelo Instituto”, lê-se na nota.
De acordo com a informação transmitida ao INEM, no decorrer das referidas chamadas, com duração aproximada de 15 a 20 minutos, são colocadas várias perguntas do foro pessoal e privado.
O INEM adianta que realiza com regularidade inquéritos de satisfação aos utentes que recorrem aos seus serviços e que estes questionários telefónicos têm duração aproximada de dois minutos e as chamadas não são anónimas.
O instituto pede ao público para caso tenha conhecimento de alguma situação de fraude telefónica realizada em nome do INEM, solicita que denuncie imediatamente a situação às autoridades.
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.
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