O projeto "ArtcomVida" é da responsabilidade da Rede Social de Anadia e tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses, com o apoio do município presidido pela independente Teresa Cardoso.

"’ArtcomVida’ tem como objetivos incentivar a produção de filmes, enquanto meio de expressão e comunicação individual e coletiva que promove o bem-estar, evidenciar os benefícios das práticas artísticas para a qualidade de vida dos seniores, promover a valorização social dos idosos mediante a divulgação e reconhecimento das obras produzidas perante a comunidade, e, ainda, favorecer e potenciar trocas de experiências e conhecimentos entre os participantes, bem como promover momentos de diversão e de convívio", explicam os organizadores.

As sessões decorrerão no Cineteatro Anadia, sempre às 14:00. Nos dois primeiros dias, serão exibidos todos os filmes a concurso. No dia 14, haverá uma sessão especial para anunciar os filmes vencedores em diversas categorias.

Finalmente, no dia 17 terá lugar uma sessão de exibição das curtas-metragens aberta à comunidade e famílias.

Todos os interessados poderão assistir a esta sessão, que é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada até ao dia 13 de novembro, no Gabinete de Ação Social, presencialmente (Centro Cultural, no Vale Santo, em Anadia), ou pelo telefone 231 510 486/4, ou, ainda, por correio eletrónico, através do endereço redesocial.m.anadia@gmail.com.

No ano passado, o prémio principal do "ArtcomVida" foi entregue ao filme Um son(h)o de Maçã", realizado pelo Centro Social, Recreativo e Cultural da Poutena.

Participam no evento as 14 IPSS do concelho: Associação Social de Avelãs de Caminho; Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena; Centro Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima; Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros; Centro Social, Cultural e Recreativo de Paredes do Bairro; Centro Social e Cultural Nª Sra. do Ó de Aguim; Centro Social, Recreativo e Cultural da Pedralva; Centro Social e Paroquial da Moita; Club de Ancas; Misericórdia da Freguesia de Sangalhos; Hotel Sénior da Curia; Clínica Ibervita; Bem-Me-Quer, Serviço de Apoio Domiciliário; e Santa Casa da Misericórdia de Anadia.