Por deliberação do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos foram abertos procedimentos de seleção e nomeação para os cargos de diretor dos serviços de Urgência, de Radiologia, de Medicina Física e de Reabilitação, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia e de Endocrinologia.

10 doenças que pode apanhar nos transportes públicos (se não lavar as mãos)
10 doenças que pode apanhar nos transportes públicos (se não lavar as mãos)
Ver artigo

De acordo com os avisos publicados, podem materializar a manifestação de interesse aos cargos os profissionais integrados na carreira médica, vinculados a uma qualquer instituição do Serviço Nacional de Saúde mediante contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado ou contrato sem termo de direito privado, detentores de curriculum e percurso profissional apropriados à função a concurso, ressalvando-se que, caso o profissional selecionado seja originário de outra instituição que não a ULS de Matosinhos, a sua mobilidade carecerá ainda de validação e autorização superior, nos termos legais.

O prazo de apresentação de candidaturas é de 10 dias úteis, contados a partir da data da publicação do aviso no Diário da República.

Os candidatos a diretor de serviço de Radiologia têm de possuir a categoria de assistente hospitalar de Radiologia, há, pelo menos, cinco anos ou mais e ter disponibilidade imediata para o início de funções.

No caso do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, o diretor tem de ser detentor da categoria de Assistente Graduado de Medicina Física e de Reabilitação há, pelo menos, dois anos, ou de Assistente Graduado Sénior Medicina Física e de Reabilitação.

Para o Serviço de Urgência é necessário ser detentor da categoria de Assistente Hospitalar Graduado há, pelo menos, dois anos ou de Assistente Hospitalar Graduado Sénior.

Quanto ao serviço de Ginecologia, tem de ter a categoria de Assistente Graduado de Ginecologia e Obstetrícia há, pelo menos, dois anos ou de Assistente Graduado Sénior Ginecologia e Obstetrícia.

Para o Serviço de Endocrinologia, os candidatos devem ser detentores da categoria de Assistente Hospitalar de Endocrinologia há, pelo menos, cinco anos ou superior.

A disponibilidade imediata para o início de funções é outro requisito obrigatório.

Questionado pela Lusa, o Conselho de Administração (CA) da USL de Matosinhos explicou que estes recrutamentos se justificam porque “alguns diretores de serviço pediram para sair, por opção”, e outros saíram “por decisão do CA”.

“De qualquer forma, e para todas as situações, tem que ser dado conhecimento público para que potenciais interessados possam concorrer ao cargo de direção e, noutros casos, (que já o eram interinamente), oficializar essa situação”, acrescenta num esclarecimento escrito enviado à Lusa.