"Obter ganhos em eficiência e qualidade é o principal objetivo deste projeto, que pese embora abranja várias áreas das unidades hospitalares da Covilhã e do Fundão, está especialmente focado na reestruturação do modelo de atendimento até à data existente nos serviços da consulta externa, para um novo modelo, do tipo ‘balcão único’, no qual o utente conseguirá no mesmo local e de uma só vez tratar os vários assuntos que o trazem ao hospital", refere o CHCB em nota de imprensa.

10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
10 doenças perigosas que não apresentam qualquer sintoma
Ver artigo

No comunicado, o CHCB explica que este modelo é "assente numa solução de visão integrada do utente" e que "promete oferecer uma experiência centralizada ao nível do atendimento, muito mais gratificante, cómoda e rápida para todos".

Segundo o referido, o objetivo é "melhorar a resposta assistencial às reais necessidades dos utentes, quer pela via da simplificação de processos internos, quer através da implementação de novos modelos e instrumentos organizacionais".

Para o efeito, esta unidade de saúde já está a executar um projeto de investimento, que implica obras, reestruturação de espaços, simplificação de procedimentos e aquisição de soluções tecnológicas.

Deste modo, o CHCB também vai desenvolver uma aplicação móvel que permitirá ao utente acompanhar a sua agenda de consultas e exames, consultar faturas, receber notificações, entre outras funcionalidades acessíveis gratuitamente e em qualquer lugar.

Denominado MESI - Modernização, Eficiência, Simplificação e Inovação, este projeto decorre da aprovação de uma candidatura ao Programa Portugal 2020, contando com financiamento de cerca 698 mil euros dos fundos comunitários e de mais cerca de 123 mil euros da componente nacional.

De acordo com a informação, permitirá ainda a aquisição de um sistema de indicadores de gestão avançado, resultado da implementação de uma solução tecnológica que possibilitará aos responsáveis pela gestão uma monitorização constante e a análise eficiente e em tempo oportuno de toda a atividade hospitalar.

Junta-se-lhe ainda a adoção de um sistema de gestão de escalas e equipas mais eficiente e eficaz ao nível da organização dos horários e das próprias equipas de trabalho.

O Centro Hospitalar da Cova da Beira tem sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, e integra os hospitais do Fundão e da Covilhã.