Todos os anos, milhares de pessoas do Tibete e do Nepal procuram o Cordyceps sinensis, chamado localmente de yarchagumba, um parasita que cresce no corpo de uma lagarta, encontrado apenas durante determinadas épocas do ano.
Na China, onde é utilizado em medicamentos, o fungo é vendido a preços avultados.
"Uma pessoa morreu e três ficaram feridas quando um grupo de 10 saqueadores abriu fogo de forma indiscriminada", relata Keshab Raj Sharma, governador do distrito ocidental de Mugu, à agência de notícias France Presse. "Os camponeses afirmam que o grupo levou a colheita inteira", disse.
Leia ainda: 14 alimentos que aumentam a libido
Saiba também: Alimentos que matam o apetite sexual
As autoridades locais enviaram uma patrulha para o local do confronto na quarta-feira, mas devido à extensão da região os agentes só conseguiram chegar já na sexta-feira.
Nenhuma equipa médica conseguiu ter acesso ao local. Um helicóptero-ambulância teve de regressar à base por causa do mau tempo.
O yarchagumba, que significa "planta estival, inseto invernal" em tibetano, cresce a mais de 3.500 metros de altura. Desenvolve-se no corpo de uma lagarta, que vai matando lentamente.
Este não foi o primeiro confronto provocado pelo Cordyceps sinensis. Em 2009, nove pessoas morreram numa disputa semelhante.
Veja ainda: 10 razões saudáveis para fazer sexo todos os dias
Comentários