Shyam Acharya, natural da Índia, é acusado de fraude e de roubo de identidade por se ter feito passar por médico durante mais de uma década no serviço público de saúde da Austrália.

O homem usou o nome e currículo de um médico britânico para se registar no Conselho Médico de South Wales, acabando por exercer funções em quatro hospitais diferentes - em Wyong, Gosford, Manly e Hornsby-  entre 2003 e 2014 sob a identidade de Sarang Chitale, um reumatologista inglês com ascendência indiana.

De acordo com a televisão britânica BBC, o homem que entretanto terá obtido nacionalidade australiana estará neste momento em parte incerta.

Pacientes contactados

Segundo os meios de comunicação australianos, todos os pacientes vistos e tratados por Shyam Acharya estão a ser contactados.

Por ser médico em formação, todas as suas intervenções foram acompanhadas por um especialista sénior, tendo sido alvo de apenas uma queixa por alegada má prática clínica.

Ainda segundo a BBC, Shyam Acharya enfrenta agora uma multa que pode chegará a várias dezenas de milhares de euros.

O ministro da Saúde da Austrália, Brad Hazzard, ordenou a abertura de um inquérito para investigar o caso e perceber se há outros falsos médicos em funções na Austrália.

As frases mais ridículas ouvidas pelos médicos