Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os distritos em risco muito elevado. Leiria, Coimbra e Vila Real apresentam nível elevado, Aveiro e Viana do Castelo um risco moderado e Braga e Porto um risco baixo.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

12 conselhos médicos para tirar partido do sol sem riscos
12 conselhos médicos para tirar partido do sol sem riscos
Ver artigo

Os índices ultravioleta variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Subida da temperatura máxima

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro, a persistir no Minho e pequena subida da temperatura máxima.

O Porto vai alcançar hoje os 24º Celsius, Lisboa os 27º e Faro os 31º.

Nos Açores aguardam-se períodos de céu muito nublado com abertas, vento norte fraco a bonançoso e no grupo Oriental do arquipélago prevê-se ainda aguaceiros durante a madrugada e manhã. Ponta Delgada vai atingir os 25º Celsius.

Na Madeira, o céu vai apresentar períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente muito nublado nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo. O vento vai soprar fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte. O Funchal vai chegar hoje aos 26º Celsius.