O casal Pilliod receberá o valor da Monsanto por causa do Roundup, um produto elaborado  à base de glifosato, um polémico herbicida, informa o escritório dos advogados num email enviado à AFP.

A ação corria num tribunal de Oakland, no oeste dos Estados Unidos.

Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Estes são os sintomas de cancro mais ignorados pelos portugueses
Ver artigo

A indemnização de dois mil milhões de dólares soma-se aos 55 milhões de dólares concedidos a Alberta e Alva Pilliod por despesas, danos morais e outros.

"O júri viu por si mesmo os documentos internos da companhia que demonstravam que, desde o primeiro dia, a Monsanto jamais teve o interesse em averiguar se o Roundup era seguro", destacou o advogado Brent Wisner.

"No lugar de investir em uma ciência sólida, aplicaram milhões para atacar a ciência que ameaçava a sua agenda comercial", defendem.

Em comunicado, a Bayer disse-se "decepcionada" com a sentença e anunciou a intenção de recorrer, argumentando que a decisão judicial diverge da recente conclusão da Agência de Proteção Ambiental americana sobre  herbicidas à base de glifosato.

"O consenso entre os principais reguladores de saúde, em todo o mundo, é que os produtos a base de glifosato podem ser manipulados de maneira segura e que o glifosato não é cancerígeno".

10 alimentos que aumentam o risco de cancro
10 alimentos que aumentam o risco de cancro
Ver artigo

O julgamento começou no final de março, logo após a Monsanto ser condenada, pelos mesmos motivos, a pagar 80 milhões de dólares a um septuagenário com linfoma não Hodgkin atribuído ao uso do Roundup.

Uma vez mais, o júri considerou que a Monsanto deveria ter avisado sobre os possíveis riscos do uso do produto.

Em agosto de 2018, a Monsanto foi condenada a pagar 289 milhões de dólares a um jardineiro vítima do mesmo tipo de câncer, valor reduzido posteriormente por um juiz para 78 milhões.

Milhares de ações envolvendo o Roundup correm atualmente nos tribunais dos Estados Unidos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.