Após a sensibilização de vários países para prevenir a gripe A através da administração de uma vacina, chega um novo alerta da parte das autoridades de saúde da Finlândia: as crianças que receberam uma das vacinas contra a Gripe A têm maior propensão a desenvolverem uma doença neurológica.

A vacina em causa é a Pandemrix, a mesma que é usada em Portugal e que já foi administrada a mais de 90 milhões de pessoas, entre 19 países.

Em Portugal, a vacina Pandemrix está a ser administrada gratuitamente e, consequentemente, mais de dois milhões de portugueses já foram vacinados; Afinal, o Ministério da Saúde determinou que a campanha de vacinação poderia prosseguir.

Esta terça-feira, em comunicado, o Instituto Nacional para a Saúde da Finlândia sublinha que a associação observada entre a vacinação e a narcolepsia é de tal forma evidente que é improvável que factores colaterais possam explicar um fenómeno de multiplicação súbita de casos da doença.

Nos últimos dois anos, as autoridades finlandesas diagnosticaram 60 casos de narcolepsia em jovens entre os quatro e os 19 anos a quem foi administrada a vacina Pandemrix.

No comunicado, o Instituto de Saúde estima que as crianças vacinadas tenham um risco nove vezes mais elevado de contrair a narcolpesia.

A Agência Europeia do Medicamento está a investigar estes casos. Além da Finlândia, também a Suécia, Islândia e França reportaram situações de doença em jovens vacinados com a Pandemrix.
Em Agosto, a Finlândia suspendeu mesmo a campanha de vacinação como medida de segurança quando começaram a aparecer os primeiros casos de narcolepsia.

Entretanto, contactado pela TSF, o Infarmed confirmou que há pelo menos um caso deste tipo assinalado, no mês de Setembro, em Portugal.

01 de fevereiro de 2011

Fonte: TSF/SAPO