De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estes cinco distritos da região Norte estarão sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 18:00.

Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Ver artigo

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de quatro níveis (vermelho, laranja, amarelo e verde).

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que podem ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada em especial na região Norte e durante a tarde e vento fraco.

Descida das temperaturas

Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima e da temperatura máxima na região Norte.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 9 graus (Guarda e Évora) e os 14 graus (Porto) e as máximas entre os 15 (Guarda) e os 23 graus (Santarém).

Radiação perigosa

As regiões de Bragança, Guarda e todo o Algarve apresentam hoje índice muito elevado de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco elevado estão as regiões de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre. As regiões de Braga, Aveiro, Leiria, Santarém, Évora e Braga apresentam índice moderado.