As regiões de Bragança, Guarda e todo o Algarve apresentam hoje índice muito elevado de exposição à radiação Ultravioleta (UV), segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco elevado estão as regiões de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre. As regiões de Braga, Aveiro, Leiria, Santarém, Évora e Braga apresentam índice moderado.

12 conselhos médicos para tirar partido do sol sem riscos
12 conselhos médicos para tirar partido do sol sem riscos
Ver artigo

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Aguaceiros, trovoada e granizo

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros, que podem ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada em especial na região Norte e durante a tarde, vento fraco e uma pequena descida da temperatura mínima e da temperatura máxima na região Norte.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 9 graus (Guarda e Évora) e os 14 graus (Porto) e as máximas entre os 15 (Guarda) e os 23 graus (Santarém).

No arquipélago da Madeira a previsão meteorológica aponta para períodos de céu muito nublado e aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas. As temperaturas vão variar entre os 16 e os 22 graus no Funchal.

Para os Açores, o IPMA prevê céu muito nublado, aguaceiros para a ilha Terceira (Grupo Central) e possibilidade de aguaceiros francos nas ilhas do Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria). As temperaturas vão variar entre os 15 e os 20 graus em ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, os 14 e os 21º na horta e os 13 e os 21º em Santa Cruz das Flores.