Os "procedimentos administrativos" foram o principal motivo das reclamações, respondendo a 20,3% das reclamações, superando os tempos de espera que lideraram no ano passado o relatório anual do Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).

Seguem-se os "tempos de espera" (19,5%) e a "focalização do utente" (17%) no top 3 dos motivos das queixas.

Os 10 hospitais públicos com mais queixas em 2017

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, o Hospital de Faro e o Hospital Garcia de Orta, em Lisboa, lideram o ranking das unidades públicas com mais reclamações.

Os 10 hospitais públicos com mais queixas em 2017
Os 10 hospitais públicos com mais queixas em 2017

Os 10 hospitais privados com mais queixas em 2017

O Hospital da Luz, o hospital CUF Descobertas e o Hospital dos Lusíadas, os três em Lisboa, estão à frente no top nacional das unidades privadas com mais reclamações.

Os 10 hospitais públicos com mais queixas em 2017
Os 10 hospitais públicos com mais queixas em 2017

A ERS recorda que o relatório não mediu o rácio de reclamações por número de utentes, pelo que é normal que os hospitais com mais utentes tenham mais queixas.