
Os "procedimentos administrativos" foram o principal motivo das reclamações, respondendo a 20,3% das reclamações, superando os tempos de espera que lideraram no ano passado o relatório anual do Sistema de Gestão de Reclamações da Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
Seguem-se os "tempos de espera" (19,5%) e a "focalização do utente" (17%) no top 3 dos motivos das queixas.
Os 10 hospitais públicos com mais queixas em 2017
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora, o Hospital de Faro e o Hospital Garcia de Orta, em Lisboa, lideram o ranking das unidades públicas com mais reclamações.

Os 10 hospitais privados com mais queixas em 2017
O Hospital da Luz, o hospital CUF Descobertas e o Hospital dos Lusíadas, os três em Lisboa, estão à frente no top nacional das unidades privadas com mais reclamações.

A ERS recorda que o relatório não mediu o rácio de reclamações por número de utentes, pelo que é normal que os hospitais com mais utentes tenham mais queixas.
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