Em Narón, seis em cada 10 adultos têm excesso de peso ou são obesos e três em cada 10 crianças têm peso a mais. Octavio Dopico, vereador da Câmara de Náron e um dos entusiastas da medida, quer pelo menos perder 10 quilos. "Já tenho menos dois quilos, tenho de continuar a insistir", diz em declarações à rádio TSF.

25 truques inimagináveis para perder peso
25 truques inimagináveis para perder peso
Ver artigo

A cidade espanhola de Narón, na província da Corunha, tem em mãos um plano coletivo de combate à obesidade que tem como objetivo perder 100 mil quilos em dois anos para melhorar a saúde da comunidade. Para além da perda de peso, o projeto visa combater igualmente o índice de doenças cardiovasculares, o tabagismo e o consumo de álcool.

No limite, o objetivo principal é ajudar os cidadãos a adotarem hábitos de vida mais saudáveis. Quatro mil dos 40 mil habitantes de Narón aceitaram o desafio da autarquia. Para eles, a câmara disponibilizou e forma totalmente gratuita acompanhamento médico, físico e alimentar. Entre os voluntários há médicos, enfermeiros, nutricionistas e cozinheiros.

Cariz solidário

Octavio Dopico explica que o projeto tem também uma vertente solidária porque, no final, os quilos que cada morador perder serão doados em alimentos a quem mais precisa.

"Se perder 10 quilos irei doar esses 10 quilos em alimentos", promete o autarca.

O projeto já foi distinguido pela Associação Europeia para o Estudo da Obesidade como o melhor projeto de participação pública em vigor na Europa.

A obesidade e o excesso de peso são um dos principais fatores de risco de doenças como a diabetes e o cancro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.