O projeto, realizado em parceria com a Associação Nacional de Gerontólogos (ANG), envolve alunos do segundo ano da licenciatura em Tecnologias de Informação, sob orientação da professora Rita Santos, e pretende facilitar o apoio voluntário a idosos em pequenas tarefas que não conseguem executar sozinhos, como deslocações a consultas médicas, cuidados de beleza ou arranjos domésticos simples.

“Um dos parâmetros a considerar na interceção das propostas de voluntariado com as necessidades dos idosos será a coincidência do tipo de tarefas que uns se propõem apoiar e que outros não podem realizar sozinhos, mas também a distância geográfica entre o idoso e o voluntário”, explica a docente orientadora do projeto.

As tarefas que envolvam procedimentos clínicos ficam de fora da plataforma, “dado que existem entidades devidamente preparadas para prestar esse tipo de apoio”.

A plataforma, que visa também combater o isolamento social, prevê a georreferenciação dos voluntários, de beneficiários e de tarefas.

Atendendo à dificuldade de muitos idosos na utilização de aplicações de Tecnologias da Informação e Comunicação, está prevista a realização de trabalho de divulgação, para dar a conhecer e ensinar a utilizar a plataforma, procurando também envolver os familiares.

Além de estágios curriculares e programas de tutoria com empresas, a ESTGA possui, desde 2001, um modelo de aprendizagem que tem potenciado o desenvolvimento de projetos, enquadrando-se esta parceria nessa prática pedagógica, no âmbito da disciplina de Projeto Temático de Aplicações Web.

A Associação Nacional de Gerontólogos (ANG) tem como missão divulgar a Gerontologia e a atividade de quem estuda o envelhecimento junto das autoridades, das restantes profissões e do público, bem como promover a investigação, defender e apoiar a qualidade de vida das pessoas idosas.

A ANG está, atualmente, a trabalhar em prol do reconhecimento da profissão de gerontólogo junto das instituições governamentais.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.