Os portugueses esperam, em média, quase quatro meses (115 dias) por uma primeira consulta num hospital público e três meses (91 dias) por uma cirurgia programada.

Os números constam de um relatório publicado esta quinta-feira, pelo ministério da Saúde.

Onde os utentes esperam mais tempo é no Hospital de Santarém, em média 168 dias, e no IPO (Instituto Português de Oncologia) do Porto é o local em que se espera menos tempo (14 dias).

No Norte, o IPO do Porto e o hospital psiquiátrico Magalhães Lemos são, aliás, os que mais cumprem os tempos máximos de resposta garantida estipulados na legislação para uma primeira consulta (em 100% dos casos), seguidos do IPO de Coimbra (99%) e do Centro Hospitalar de Lisboa Central (97%).

No ranking, nas cirurgias programadas os mais cumpridores são o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e o Hospital de Cantanhede (ambos com 100%), além do Instituto Gama Pinto, em Lisboa (99%).

Em termos regionais, o Centro Hospitalar do Algarve é o que apresenta piores resultados. Neste centro hospitalar, uma primeira consulta hospitalar demora quase cinco meses (146 dias), em média, e uma cirurgia 155 dias.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.