“O amor é lindo mas a sida não” é o slogan dos balões vermelhos que hoje invadiram a baixa lisboeta para alertar para os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, nos quais consta a redução das doenças sexualmente transmissíveis.

A ação de rua foi lançada pelo Instituto Marquês Valle Flôr, uma organização não governamental com 60 anos de existência, que está a levar a cabo uma campanha de sensibilização para que a população conheça os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milério (ODM).

“A grande maioria dos europeus não sabe o que são os ODM e por isso decidiu-se, a nível europeu, lançar uma campanha de informação", explicou à Lusa Ana Isabel Castanheira, coordenadora do projeto europeu “Jovens Urbanos Ativos”, lembrando um estudo do Eurostat que revelou que cerca de 70 por cento dos europeus desconhecia o que eram os ODM.

Aproveitando a efeméride do Dia dos Namorados, a organização decidiu fazer a ação de rua espalhando pela baixa de Lisboa centenas de balões em forma de coração com a mensagem “Love is beautiful but not AIDS”.

“Queremos que as pessoas parem para pensar, nem que seja apenas por uns escassos minutos, no que são os ODM”, acrescentou Ana Isabel Castanheira, explicando que o trabalho de divulgação vai prolongar-se até ao final do ano.

“Estamos em contagem descrescente até 2015”, ano em que os oito ODM deveriam estar cumpridos.

A Declaração do Milénio, adoptada em 2000, por todos os 189 Estados Membros da Assembleia Geral das Nações Unidas, aprovou os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio pela comunidade internacional, que deveriam ser atingidos até 2015.

14 de fevereiro de 2011

Fonte: LUSA/SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.