O PSD refere que “o ministro da Saúde, em audição na 9.ª comissão, confrontado com uma pergunta da deputada Isaura Pedro, reconheceu que estará para breve a instalação de uma unidade de radioterapia no Centro Hospitalar Tondela Viseu”.
Por outro lado, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, reconheceu “a existência de vários estudos relativos à necessidade de se instalar mais uma unidade de radioterapia na Região Centro”.
“Desses estudos, o secretário de Estado reconheceu e destacou o efetuado pela Entidade Reguladora da Saúde, em 2012, como o mais credível, e que indica Viseu como a melhor localização, pelo que, em consequência, estará para breve a aprovação da instalação aí dessa unidade de radioterapia”, acrescenta.
O PSD considera que “o Governo, ao assumir esta decisão, não clarifica alguns aspetos”, que são “fundamentais e relevantes para a execução deste investimento”.
Nesse âmbito, os deputados sociais-democratas querem saber “quando prevê o Governo concretizar a decisão da instalação da unidade de radioterapia em Viseu”.
“A instalação desta unidade é isolada ou está integrada num centro oncológico?”, questionam, considerando que “a criação de um centro oncológico é a que melhor serve os interesses dos utentes”.
Atendendo a que “existem vários exemplos de modelos de investimento a financiar este serviço público”, os deputados perguntam se o Governo pretende concretizar este projeto “através de financiamento exclusivamente público ou em parceria com entidades privadas”.
Comentários