Em nota do instituto, é estabelecido o aviso laranja no grupo central - Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial - para todo o dia de sexta-feira, embora na quinta-feira haja um aviso amarelo para ventos fortes a partir das 18:00 locais (mais uma hora em Lisboa.

Reforçar a imunidade no outono: as dicas de uma nutricionista
Reforçar a imunidade no outono: as dicas de uma nutricionista
Ver artigo

Já o grupo ocidental - Flores e Corvo - está sob aviso laranja devido ao vento a partir das 18:00 de quinta-feira e agitação marítima durante toda a sexta-feira.

O grupo oriental - São Miguel e Santa Maria - estará em aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de vento forte e agitação marítima.

O IPMA diz que a depressão Carlos deve posicionar-se na quinta-feira a noroeste do arquipélago dos Açores, deslocando-se para este-sueste e provocando "um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima em toda a região".

O aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro da escala, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Estes são os alimentos que deve privilegiar nesta estação
Estes são os alimentos que deve privilegiar nesta estação
Ver artigo

A Autoridade Marítima Nacional emitiu uma nota recomendando a "adoção de medidas de precaução, nomeadamente o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas" e "o evitar de passeios junto ao mar, em especial nos molhes, e nas praias".

"A população deve evitar as zonas costeiras, em especial as expostas à agitação marítima e junto à orla marítima, manter uma atitude vigilante, tendo em conta que nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", diz ainda a autoridade.