A chefe do governo de Queensland (nordeste), Annastacia Palaszczuk, anunciou que o confinamento até sexta-feira vai aplicar-se na área de South East Queensland, que inclui a cidade de Brisbane, bem como as estâncias turísticas de Gold Coast e Sunshine Coast.

A medida, que afeta cerca de 3,9 milhões de pessoas, abrange também a cidade de Townsville, bem como Palm Island e Magnetic Island, de acordo com Palaszczuk.

As autoridades permanecem em alerta desde que um surto foi detetado em meados do mês em Sydney, a cidade mais populosa do país e que está confinada até 09 de julho.

O ressurgimento do covid-19 obrigou as autoridades a ordenarem na segunda-feira à noite o confinamento de cerca de 2,1 milhões de pessoas na cidade de Perth e na comunidade circundante de Peel.

A Norte também se também prolongou até sexta-feira o confinamento da cidade de Darwin e de duas comunidades circundantes, devido a um aumento de casos de covid-19 ligados a uma mina de ouro no centro do país.

Em conjunto, estes confinamentos localizados afetam cerca de 12,7 milhões das mais de 25 milhões de australianos.

Desde o início da pandemia, a Austrália registou mais de 30.500 infetados, 910 mortos, vacinou mais de 7,3 milhões de pessoas com uma dose e 1,2 milhões com duas.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.925.816 de vítimas em todo o mundo, resultantes de 181.026.547 casos de infeção diagnosticados oficialmente, segundo o balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Em Portugal, morreram 17.084 pessoas e foram confirmados 874.547 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.