O município da cidade mais alta do país referiu, em comunicado, que Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda) se encontra “sem sintomas”.
“Seguindo a minha vontade pessoal de enveredar, sempre, por uma conduta leal, verdadeira e correta, para com os cidadãos da Guarda, informo que, apesar dos cuidados extremos e seguindo rigorosamente as orientações das entidades de saúde, testei positivo ao coronavírus (SARS-CoV-2)”, adiantou Sérgio Costa.
O autarca explicou que está vacinado e que se encontra “sem sintomas e a cumprir as diretivas da DGS [Direção-Geral da Saúde], sobre o isolamento”.
“Sabendo que é, cada vez mais difícil, passar incólume a esta pandemia que nos tem cerceado o nosso dia-a-dia, gostaria, no entanto, de apelar a todos à vacinação, contribuindo para que esta doença não tenha implicações graves e irreversíveis para a saúde e a vida de todos nós”, acrescentou.
A terminar o comunicado, Sérgio Costa desejou “muita saúde a todos e uma rápida recuperação a quem se encontra em convalescença”.
A covid-19 provocou 5.503.347 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.181 pessoas e foram contabilizados 1.734.343 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante e muito contagiosa pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, em novembro de 2021, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.
Comentários