Na sua página na rede social Facebook, a embaixada portuguesa partilhou uma publicação em que afirmava que, “por razões de natureza sanitária, o serviço de atendimento ao público da secção consular da embaixada de Portugal permanecerá encerrado entre os dias 01 e 05 de março, inclusive”.

A informação foi confirmada à Lusa por fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, que explicou que “alguns funcionários testaram positivo” à doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

“A embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe encontra-se aberta e em funcionamento, mas com a sua secção consular, e consequente atendimento ao público, encerrada”, detalhou a mesma fonte.

“A embaixada seguirá as recomendações das autoridades de saúde locais e voltará a abrir ao público quando o puder fazer em segurança para os utentes”, concluiu.

São Tomé e Príncipe registou 1.745 infeções desde o início da pandemia, incluindo 28 mortes, segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde do arquipélago lusófono.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.508.786 mortos no mundo, resultantes de mais de 112,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.