Os novos casos diários permaneceram abaixo da marca dos 90 mil durante cinco dias consecutivos, após terem atingido um número recorde de 97.894, em 16 de setembro.

Desde o início da pandemia, a Índia registou mais de 5,8 milhões de casos de covid-19, esperando-se que se converta no país mais atingido dentro de algumas semanas, ultrapassando os Estados Unidos, onde mais de 6,9 milhões de pessoas já foram infetadas.

Os cinco estados mais atingidos – Maharashtra, Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Karnataka e Uttar Pradesh – representam mais de 60% dos casos confirmados.

O Ministério da Saúde indiano contabilizou ainda mais 1.141 mortes provocadas pela doença, fazendo subir o total de óbitos para 92.290.

O número total de testes realizados no país, com quase 1,4 mil milhões de pessoas, ultrapassou os 67 milhões.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 978.448 mortos e quase 32 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.