No seu boletim diário, aquela entidade adianta que foram realizadas 558 análises em laboratórios de referência da região e detetados "três novos casos no concelho do Nordeste", um deles "na freguesia da Achadinha, e dois na Vila de Nordeste, todos em contexto de transmissão comunitária".

Está em curso hoje, por determinação da Autoridade de Saúde Regional, a testagem de toda a população da freguesia da Achadinha, no concelho do Nordeste.

A Autoridade de Saúde dos Açores diz ainda que nas últimas 24 horas "não foram registadas recuperações" no arquipélago e nove doentes permanecem internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, quatro dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.

A região regista atualmente 136 casos positivos ativos, sendo 135 em São Miguel (89 no concelho de Ponta Delgada, 21 no concelho do Nordeste, oito no concelho da Lagoa, sete na Ribeira Grande, nove em Vila Franca do Campo e um no concelho da Povoação) e um em Santa Maria, na freguesia de Santa Bárbara, do concelho de Vila do Porto.

Na ilha de São Miguel estão em nível de Muito Baixo Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo.

Em Médio Alto Risco está o concelho de Ponta Delgada e em Alto Risco o concelho do Nordeste.

Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados 4.230 casos positivos de covid-19 nos Açores, tendo recuperado da doença 3.956 pessoas e faleceram 30.

Ainda de acordo com a Autoridade de Saúde açoriana, até 30 de março já se realizaram nos Açores "399.171 análises para despiste da covid-19".

Quanto à vacinação, a entidade acrescenta que desde 31 de dezembro passado e até 30 de março, 43.812 pessoas com 15 ou mais anos foram vacinadas no arquipélago (28.376 com a primeira dose - 14,01% da população, e 15.436 com a segunda dose - 7,62% da população), no âmbito da primeira fase do Plano Regional de Vacinação.

Também hoje chegam à região 23.400 doses de vacina da Pfizer-BioNTech, "dando-se continuidade ao processo de vacinação das pessoas com mais de 75 anos, bem como das que tendo mais de 50 anos foram identificadas com as patologias prioritárias da primeira fase de vacinação".

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.847.182 mortos no mundo, resultantes de mais de 130,6 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.