O Grupo de Infecção e Sepsis (GIS) sob a chancela da Direcção Geral de Saúde (DGS) irá desenvolver uma Campanha de Sensibilização a nível nacional para a correcta toma de antibióticos, entre Setembro de 2011 e Março de 2012, dirigida a todos os portugueses.

A Campanha pretende enfatizar a necessidade de restringir o uso de antibióticos através de duas estratégias fundamentais: a prevenção de infecções e o fim da automedicação.

O uso inadequado dos antibióticos é um dos maiores problemas da saúde pública. A sua utilização, sem real necessidade, faz com que o medicamento perca significativamente a sua capacidade curativa. Os dados são preocupantes. A cada ano, 25 mil pessoas morrem na União Europeia, por causa de uma infecção grave resistente aos antibióticos.

Em Portugal, os dados mais recentes do Eurobarómetro indicam que 78% dos portugueses acreditam que os antibióticos têm sucesso em infecções causadas por vírus, tais como gripes e constipações, nas quais, de facto, são completamente ineficazes.
O GIS e a DGS pretendem alertar a população para a correcta utilização deste medicamento, a fim de conseguir a diminuição da taxa de bactérias multirresistentes.

Atualmente, “mais de 70% das bactérias causadoras de infecção hospitalar são resistentes a pelo menos um dos antibióticos habitualmente usados para as tratar”, refere José Artur Paiva, Coordenador Nacional da DGS para o PNRA (Programa Nacional de Resistência Antimicrobiana).

As duas entidades unem-se, assim, no combate a este grave problema de saúde pública, uma vez que o GIS tem como principal objectivo a “promoção e divulgação de investigação na área de Infecção e Sepsis”, apoiando iniciativas individuais e institucionais e promovendo simpósios, e a DGS tem estabelecido como missão ao longo de 111 anos a regulamentação, orientação e coordenação de actividades para a promoção da qualidade no sistema de saúde e a prevenção da doença.

A Campanha de Sensibilização do Cidadão terá várias acções para consciencializar os portugueses com o objectivo de alterar atitudes e comportamentos relativamente ao consumo de Antibióticos. Sem Antibióticos eficazes, doenças que hoje têm cura, podem amanhã tornar-se fatais.

Esta campanha conta com o apoio de múltiplas instituições da área da saúde e ainda da Câmara Municipal de Gaia (Gaianima), da Câmara Municipal de Lisboa (Departamento de Acção Cultural), da Câmara Municipal do Porto (Porto Lazer), do Continente, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Sonae Sierra e da TVI.

30 de setembro de 2011

Fonte: ASIDE