Esta vacina, que previne doenças como a, é gratuita para todas as crianças nascidas desde 01 de janeiro de 2015, no âmbito do Programa Nacional de Vacinação (PNV).

10 doenças transmitidas pelo beijo (algumas podem matar)
10 doenças transmitidas pelo beijo (algumas podem matar)
Ver artigo

Além destas crianças, recebem gratuitamente a vacina os adultos com doenças crónicas e considerados de alto risco, nomeadamente os portadores do vírus VIH e de certas doenças pulmonares obstrutivas, além do cancro do pulmão.

No caso de crianças e adultos não abrangidos, o Estado comparticipava em 15% a aquisição da vacina nas farmácias, mas desde 09 de janeiro que essa comparticipação subiu para 37%, segundo fonte do organismo que regula o setor do medicamento (Infarmed).

Para o MDV, este aumento da comparticipação é “um importante contributo para a melhoria da saúde pública” em Portugal, onde “a pneumonia mata, diariamente, uma média de 23 pessoas”.

A fundadora do MDV considera que, “além dos benefícios práticos, como a melhoria do acesso, o aumento da comparticipação da vacina reconhece o seu valor e reforça o seu papel fundamental na promoção da saúde pública”.

“Fazemos da sensibilização da população, das autoridades e dos profissionais de saúde a nossa bandeira. Com o alargamento da comparticipação, aumenta também o número de pessoas que poderão beneficiar desta vacina. E quem mais vai beneficiar serão, sem dúvida, os grupos de risco, para quem já está indicada pela Direção-Geral da Saúde”, adiantou.

A Vacina Pneumocócica Conjugada está indicada para todas as faixas etárias e, para além da pneumonia (forma mais comum na idade adulta), previne doenças graves como a meningite ou a septicemia.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.