A Praça do Rossio recebe, entre hoje e 15 de setembro de 2011, uma clínica móvel que irá oferecer aos portugueses com idades compreendidas entre os 30 e os 75 anos, um rastreio da diabetes que inclui um teste aos índices de açúcar no sangue (HbA1c), pressão sanguínea, IMC (Índice de Massa Corporal) e a medição do perímetro da cintura e da anca.

Todos os testes são realizados por profissionais de saúde da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP). Os dados deste rastreio à diabetes serão utilizados para estudar e compreender a diabetes em Portugal.

A partir do dia 13 de Setembro decorrem atividades lúdicas para todas as idades e gostos: aprender a cozinhar refeições saudáveis e deliciosas, testar a condição física e experimentar yoga ou aeróbica.

O Changing Diabetes® World Tour e Village estão em Portugal no âmbito do Congresso da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD), que tem lugar entre 12 e 16 de Setembro de 2011, em Lisboa. A iniciativa é organizada pela Novo Nordisk, uma empresa global de cuidados de saúde, em parceria com o Steno Diabetes Center e a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

A importância da detecção precoce da diabetes
A diabetes é uma doença crónica caracterizada por índices elevados de açúcar no sangue, causada por uma redução parcial ou completa da produção de insulina no organismo. A doença pode não apresentar sintomas imediatos, o que leva a que muitas pessoas não saibam que têm diabetes.

Os sintomas da diabetes podem ser: sede excessiva, necessidade frequente de urinar, fadiga, visão turva e perda de peso. Se não for diagnosticada precocemente e tratada, a diabetes pode levar a complicações mais severas como a perda de visão, amputação, falha dos rins e, nos casos mais graves, morte prematura.

Atualmente, numa época em que se fala tanto sobre a crise, o rastreio da diabetes é um investimento a longo prazo. Ao contrário do que se pensa, não é o tratamento da diabetes que é o mais dispendioso, mas sim o tratamento das suas complicações. Por outras palavras, quanto mais tarde a diabetes é detectada, maior o encargo para o sistema de saúde português.

02 de setembro de 2011

Fonte: Lusa