A estimativa, feita pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), abrangeu o período de 2008 a 2012 e mostrou um aumento em relação aos pouco mais de 33.000 casos anuais observados entre 2004 e 2008.

Os casos de cancro relacionados com HPV costumam aparecer nas regiões genitais de homens e mulheres, assim como na cabeça, pescoço e garganta.

De acordo com o documento, foram descritos 11.700 casos de cancro do colo de útero em mulheres e mais de 12.600 casos de cancro da boca em homens.

Nos Estados Unidos, as vacinas para prevenir o HPV, que é uma infeção transmitida sexualmente, estão disponíveis para meninos e meninas a partir dos 11 anos. No entanto, muitos adolescentes não recebem a vacina, que deve ser tomada em três doses segundo as recomendações atuais da agência reguladora daquele país.

Em Portugal, a vacina é disponibilizada pelo Plano Nacional de Vacinação a crianças do sexo feminino. Recentemente, o Governo decidiu antecipar a administração dessa vacina para os 10 anos de idade.

Leia também: O sexo oral transmite VIH/Sida? 10 dúvidas frequentes

Veja ainda: O que é o HPV? 

Saiba maisAs 8 doenças sexualmente transmissíveis mais perigosas

Em 2014, entre as adolescentes de 13 a 17 anos, 60% tinham recebido uma dose e 40% tinham tomado as três doses, segundo o relatório.

Entre os meninos, a taxa de vacinação foi ainda mais baixa: 42% recebeu uma dose; 22% as três doses.

"Os cientistas do CDC ressaltam que 28.500 casos de cancro causados pelo HPV poderiam ser evitados com a vacina contra o vírus", informou a agência federal norte-americana.

O relatório ressalta, ainda, a importância do exame preventivo do cancro do colo do útero (teste de Papanicolau) para detetar lesões pré-tumorais.

Leia ainda: 17 sintomas de cancro que os portugueses ignoram

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.