Mais de uma centena de pessoas são esperadas numa "caminhada solidária", que se realiza sábado, em Coimbra, visando sensibilizar para a problemática do pé diabético e para os benefícios do exercício físico e dos estilos de vida saudáveis.
Inserida no projeto “Venha pelo seu pé”, que está a ser desenvolvido pela Associação Saúde em Português, a caminhada consiste num percurso de cerca de quatro quilómetros entre a Praça 8 de Maio e o Parque Verde, atravessando as pontes de Santa Clara e de Pedro Inês (pedonal).
A caminhada culmina com a realização de uma série de rastreios e atividades de educação para a saúde, “sensibilizando a população para a temática do pé diabético”, disse o coordenador do projeto, Rui Pinheiro.
“O pé diabético é uma das principais preocupações da diabetes ‘mellitus’, que atinge cerca de 12% da população adulta portuguesa”, disse o médico, referindo que se estima que, entre 25 a 50% dos doentes possam desenvolver esta complicação.
Segundo Rui Pinheiro, são esperadas mais de 100 pessoas na iniciativa.
No âmbito do projeto, cofinanciado pela Direção Geral de Saúde (DGS), foi já criada uma consulta de pé diabético no centro de Saúde de S. Martinho do Bispo, em Coimbra, e feita formação de profissionais desta área, entre outras atividades.
“Este projeto, aprovado em 2011, enquadra-se nos apoios financeiros da DGS. Lamentamos que este ano, até agora, não tenha havido candidaturas para ações de promoção da saúde”, afirmou Hernâni Caniço, presidente da Saúde em Português - Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa.
Na conferência de imprensa, que decorreu ontem na sede da associação, participaram também António Murta, da Associação de Diabéticos da Zona Centro, e Helena Carvalho, ‘madrinha’ da "Caminhada Pé Diabético - Venha pelo seu pé!" e recente 'Medalha de Bronze' nos Campeonatos da Europa de Veteranos realizados na Finlândia.
“O exercício físico é importante para a pessoa diabética e para qualquer pessoa”, disse a atleta do CLUVE – Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra, ao salientar que a caminhada se destina aos diabéticos e à população em geral.
18 de setembro de 2012
@Lusa
Comentários