A população da freguesia de Palhais, no Barreiro, teme o encerramento da extensão de saúde, lembrando que residem na zona muitos idosos.
O Agrupamentos de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho já assegurou que vai tentar manter a unidade aberta até possível mas o presidente da Câmara já disse estar ao lado da reivindicação da população.
"O que podemos fazer é juntar a vocês e pedir reuniões para esclarecer, pois esta situação não depende de nós. Vamos procurar recolher informações mas numa reunião com o Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) essa questão não foi colocada", disse.
No entanto, a diretora do agrupamento de centros de saúde, Maria Manuela Marques, admitiu a necessidade de ajustes no futuro.
Para já, a direção “”entendeu que, embora o número de utentes inscritos não justificasse pelo rácio vigente - 1 médico para cerca de 1 500 utentes - a existência de médico junto desta população, as características da mesma, pelo seu envelhecimento acentuado, mereciam uma atenção particular".
Segundo a diretora, a freguesia de Palhais tem uma população atual estimada de 1700 habitantes, respondendo a extensão de saúde de Palhais a uma população inscrita de 1.021 utentes, dos quais só 851 são residentes naquela Freguesia
"O único compromisso que poderemos assumir é de que, enquanto os recursos existentes o viabilizarem, a resposta proporcionada à população manter-se-á", acrescenta.
31 de outubro de 2011
@Lusa
Comentários