No âmbito do projeto “Habilitar”, a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro contratou já uma equipa técnica e tem em curso a organização do espaço físico e a aquisição do equipamento necessário ao novo Centro, num investimento integralmente suportado pela instituição.

Para garantir a sustentabilidade do projeto, a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro procura envolver entidades públicas e privadas, estando agendada para terça-feira a assinatura de dois protocolos e dois acordos, com a Universidade de Aveiro (UA) e com o Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), com vista a dotar o centro de competências transversais.

O Centro de Desenvolvimento Infantil e Juvenil destina-se a apoiar crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento, assim como as suas famílias e a comunidade escolar da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Leia tambémAs 6 doenças da infância

O objetivo principal do projeto, idealizado pela pediatra Carolina Duarte, é garantir “uma intervenção de qualidade às crianças com essas perturbações, independentemente dos seus recursos económicos”.

O novo centro deverá permitir “um acompanhamento mais próximo e eficiente” de crianças e jovens diagnosticadas com défice intelectual, espetro de autismo, ou outras necessidades educativas especiais, mas também “ser uma ferramenta para os pais, os professores, os técnicos e todas as pessoas que lidam diretamente” com essas crianças e jovens.