A presidente da "Afectos com Letras" - Associação para o Desenvolvimento pela Formação, Saúde e Educação, Joana Benzinho, explicou à agência Lusa o gabinete oftalmológico será criado em Caió.

"A família de um oftalmologista falecido ofereceu-nos todo o material que se encontrava no seu consultório, em Pombal", adiantou Joana Benzinho, acrescentando que a associação vai criar uma parceria com um oftalmologista de Bissau para que este se desloque "duas vezes por mês" a Caió.

No contentor segue também material para "construir uma cozinha no Orfanato Betel, que dá abrigo a 39 crianças em Bissau".

Joana Benzinho revelou ainda que foram enviados diversos bens alimentares, a "maioria destinados a este orfanato", uma vez que "o programa que estava a financiar a alimentação das cantinas escolares chegou ao fim em janeiro".

"Livros, manuais escolares, material didático, roupa, sapatos, atoalhados, mobiliário escolar e brinquedos" vão também chegar às mais de 500 crianças das creches de Djoló, de Varela e do Quelelé, cofinanciadas por esta associação de Pombal, que assegura ainda o pagamento dos professores em duas delas, o fornecimento de material escolar às três instituições de ensino pré-escolar e possui uma biblioteca pública a funcionar em Bissau.

O contentor irá ser distribuído por voluntários da "Afectos com Letras", que estarão na Guiné-Bissau, na semana da Páscoa.

Este é o sexto contentor que a "Afectos com Letras" envia para a Guiné-Bissau com bens recolhidos em campanhas de angariação realizadas em Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.