Essa procura reflete os resultados dos primeiros 12 meses de implementação local do projeto-piloto "Médicos Dentistas nos Cuidados de Saúde Primários", que em 2016 o Estado começou por implementar em apenas 13 centros de saúde de Lisboa e Tejo, e que depois, em meados de 2017, alargou a mais 11 unidades do país, inclusive à de Arouca.

15 alimentos que os dentistas nunca comem
15 alimentos que os dentistas nunca comem
Ver artigo

Para que os utentes do concelho pudessem beneficiar do serviço, a Câmara Municipal investiu 37.000 euros na aquisição da cadeira de estomatologia e nos respetivos instrumentos clínicos, e a Administração Regional de Saúde do Norte assegurou os devidos profissionais.

"De 14 de agosto de 2017 até ao dia 10 de agosto de 2018, 1144 utentes beneficiaram deste serviço e foram efetuadas 2771 consultas", revela fonte da autarquia.

Maioria das consultas foram extrações

"De acordo com dados da Administração Regional de Saúde Norte, entre os tratamentos efetuados 1.139 foram restaurações, 685 extrações, 310 destartarizações e 282 desvitalizações", acrescenta.

Margarida Belém, presidente da Câmara de Arouca, defende que esses números "denotam a importância das consultas de saúde oral para os arouquenses".

Demonstram também, disse, que a afetação de dentistas aos quadros do Serviço Nacional de Saúde, além de contribuir para a melhoria geral dos cuidados prestados ao utente, tem nesse município uma outra grande vantagem: "Combate as assimetrias territoriais e sociais no concelho".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.