Desde outubro do ano passado, a vacina contra a gripe foi administrada a 1.256.151 pessoas com 65 ou mais anos, o que representa 61,8% deste grupo.

Em relação à época gripal anterior, vacinaram-se menos 120 mil pessoas deste grupo populacional.

As 10 principais alterações ao plano nacional de vacinação
As 10 principais alterações ao plano nacional de vacinação
Ver artigo

Entre os portugueses com idades entre os 60 e os 64 anos a vacinação atingiu as 231.009 pessoas (35,7%), tendo-se registado igualmente uma descida em relação à época 2016/2017: menos 36 mil vacinados.

A vacina contra a gripe foi administrada a 52,1% dos portadores de doença crónica e 55,2% dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes.

Entre os vacinados, 50,1% fizeram-no por recomendação do médico, 31% por iniciativa própria e para estar protegido, 16% no contexto de uma iniciativa laboral, 2% porque sabem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe e 0,7% por recomendação do farmacêutico.

A vacinação contra a gripe é recomendada para as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como trabalhadores em lares de idosos.

Também as pessoas com idade entre os 60 e os 64 anos devem tomar esta vacina.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.